sexta-feira, 24 de abril de 2009

Trabalho de Divulgação Científica para crianças.


Errar não é humano

Imagine se a gente conseguisse saber quando vamos errar. Antes de pisar no pé de algum colega ou antes de deixar cair um copo no chão, nosso cérebro já saberia que isso ia acontecer. Você acha isso impossível?
Não é o que pensam alguns cientistas da Universidade da Califórnia, que conseguiram detectar sinais elétricos no cérebro um segundo antes dele cometer um erro. Os pesquisadores utilizaram uma máquina no cérebro de 14 pessoas e fizeram testes com números. Apareciam números de 1 a 9 na tela a cada dois segundos. As pessoas tinham que apertarum botão sempre que um número aparecia, menos o 5.
Quando as pessoas erravam, a máquina registrava maior atividade em uma parte do cérebro chamada de occipital. De acordo com os cientistas, quando essa parte está mais ativa, temos uma maior chance de errar.
Essa descoberta pode ser considerada boa para os seres humanos, pois podemos estudar e monitorar cérebros de pilotos de avião por exemplo, emitindo um alerta caso a região occipital esteja muito ativa, podendo evitar acidentes aéreos.
Você consegue imaginar um mundo sem erros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário